“EMPRESAS FANTASMAS” DE ALUGUEL DE EMBARCAÇÕES NO LAGO PARANOÁ

Alguém já deve ter notado que o número de pessoas que oferecem lanchas para aluguel no Lago Paranoá aumentou exponencialmente nos últimos anos. Todavia, este aumento não corresponde a criação de empresas ou pessoas sérias dispostas a realizarem um trabalho honesto.

Em razão do alto custo de se manter uma embarcação parada e da crise econômica advinda sobretudo em razão da Pandemia, muitas pessoas optaram por alugar suas embarcações para passeios. Outro grupo, se aproveitando das facilidades dos meios digitais, como sites e Instagram, passaram a oferecer lanchas de terceiros.

Todavia, o que vem ocorrendo é que estas “empresas fantasmas”, apesar de possuírem sites sofisticados ou bonitas páginas, com milhares de falsos seguidores, não possuem a responsabilidade jurídica e moral para garantir um passeio.

Justamente por ser fácil colocar uma página de aluguel de lanchas no ar, fácil também é desativa-la e criar outra se algo der errado. Uma empresa, quando é legalmente constituída com CNPJ precisa de endereço fiscal, contador, capital integralizado, funcionários… Não é interessante para uma empresa arriscar sua reputação e seus ativos em empreitadas não planejadas e organizadas.

Uma empresa séria, ao oferecer suas embarcações no mercado, detém o controle de todos os processos organizacionais que envolvem sua atividade. Estes processos, por sua vez, são altamente complexos e muito caros. Manter uma embarcação com a mecânica e elétrica em dia, limpa e abastecida, com uma equipe de vendedores treinados e marinheiros aquaviários profissionais é muito desgastante e custosa.

As “empresas fantasmas”, ao tercerizarem estas atividades, perdem o controle das operações acima citadas. Um só erro, como um conflito de agenda, pode levar ao desastre. Por esta terceirização de vendas, a “empresa fantasma” leva uma comissão em cima do valor pedido pelo dono da embarcação, além de sobrepor em certa monta ao valor de mercado para que tenha margem para negociar os aluguéis.

 

Muitos clientes, por se decidirem sobre o passeio de lancha no Lago Paranoá na última hora, não encontram agenda disponível em empresas sérias, que já trabalham com reservas antecipadas de passeios e acabam contactando com estas pessoas que sempre “descolam” uma embarcação de última hora, chamando um marinheiro na última hora e saindo para abastecer com um pouquinho de combustível só para aquele passeio. Ou seja, negligenciam a qualidade dos serviços e a segurança da embarcação para atender o cliente atrasado que irá pagar bem mais pelo programa e receber bem menos do que receberia se tivesse contratado com uma empresa séria.

Desta forma, antes de fechar com alguma “empresa fantasma” para tentar economizar alguns trocados ou ser atendido às pressas, sugiro que o interessado procure conhecer se a empresa possui um CNPJ, qual o perfil da pessoa que está oferecendo a embarcação, há quanto tempo presta serviços de locação de embarcações para passeios turísticos, românticos ou eventos no Lago Paranoá e se esta empresa possui uma boa reputação atestada em sites de confiança.

Aluguel de lanchas vs. compra de cotas vs. club boat

sherpa-tour-brasilia-ponte-jk-lago-paranoa-13

Hoje em dia, muito se tem discutido sobre o que é mais vantajoso; alugar uma lancha, comprar uma cota ou ser membro de um clube de aluguel de embarcações. Em virtude da minha experiência no Lago Paranoá nos últimos anos tenho observado e refletido sobre tudo o que circunscreve este mundo náutico e, posso afirmar com clareza, que a locação de lanchas através de uma empresa idônea continua sendo a melhor opção dentre as três opções, senão vejamos.

A popularização das cotas trouxe para o Lago Paranoá um incremento considerável do número de embarcações e consequentemente, um aumento de todos os desafios que envolvem a navegação. 

O maior número de lanchas obrigou a Capitania Fluvial de Brasília a intensificar a fiscalização em todo o espelho d’água do Lago Paranoá. A Marinha realiza diariamente operações no sentido de coibir a ingestão de álcool por parte dos marinheiros responsáveis pelas lanchas, impondo pesadas multas e até a apreensão das lanchas. Desta forma, não é vantajoso para o cotista conduzir a embarcação embriagado ou após consumir qualquer quantidade de álcool. Mister se faz, no mínimo, a contratação de um marinheiro, o que pode encarecer consideravelmente o passeio ou mesmo impossibilita-lo, na hipótese de não se encontrar um marinheiro disponível. 

Blitz padrão da Marinha do Brasil no Lago

Outro problema também observado foi que o número de profissionais, sejam eles despachantes, mecânicos, fibreiros, eletricistas não aumentou na mesma proporção. Desta forma, a manutenção de uma embarcação no lago Paranoá se tornou muito mais dispendiosa e penosa. Soma-se a isso o fato de que uma lancha ou jet, com vários cotistas, sofre muito mais desgaste do que quando é de um dono só.

Por fim, o que mais me desestimula em relação a compra de uma cota são dois fatos; você não tem a liberdade de escolha das datas pretendidas, podendo deixar de aproveitar uma oportunidade que aparece na última hora e o pior, você será o responsável financeiro por arcar inteiramente com todos os maiores gastos do passeio, já que estará convidando os amigos para navegar na “sua lancha” e não fica bem pedir para dividir os gastos com combustível, por exemplo.

Outra opção que está ganhando muitos adeptos é a filiação a um “boat club”. Nesta modalidade, o contratante fica sócio de uma determinada embarcação, com as características previamente combinadas, mediante a retribuição de uma alta quantia mensal.

Porém, dentre os vários inconvenientes desta modalidade, destacamos as mais proeminentes. Os passeios também devem ser agendados com certa antecedência, no mínimo, entre 3 a 5 dias antes, o que pode fazer com que o usuário perca uma oportunidade de fazer um convite de última hora a alguém, juntar se a uma turma que decidiu se divertir na última hora ou aproveitar o sol que amanheceu brilhando no lindo céu de Brasília! 

Outra desvantagem é que o assinante somente poderá usar o equipamento uma vez por mês durante o sábado ou domingo, dias de maior interesse para se deliciar no Lago Paranoá.  

Como o contrato de assinatura é de adesão e o bem é dividido entre vários assinantes, as multas e regras impostas no contrato são pesadíssimas. Uma mera perda de chave pode acarretar num prejuízo inimaginável.

O assinante de um boat club também não poderá ceder o equipamento a um amigo. Caso esteja andando num jet ski com um amigo e o mesmo quiser pilotar também, os contratos geralmente prevêem proibições e multas pesadas.

Diante de tantos melindres e obrigações, o melhor é sem dúvida alguma a locação  de uma lancha através da contratação de uma empresa idônea, testada e legalmente constituída.

Quando se aluga uma embarcação, o cliente tem a certeza que encontrará a embarcação limpa, abastecida, equipada com todos os itens de segurança exigidos pela Marinha e com a presença de um marinheiro experimentado, apto a navegar com segurança pelo Lago Paranoá e que não irá ingerir bebidas ou nenhum tipo de substância proibida.

A locacão de uma embarcação pode ser requerida minutos antes do passeio, já que geralmente as empresas sérias deixam seus equipamentos de stand by para qualquer acionamento. 

A proposta para a divisão do custo do aluguel é outra diferença fundamental, já que entre os amigos não fica chato propor o rateio do valor de algo que vai ser alugado.

A contratação de uma empresa de locação de lanchas e barcos possibilita ao cliente focar exclusivamente no que é essencial; convidar os amigos e colocar  a cerveja para gelar. O contratante não precisa chegar com horas de antecedência para conferir se está tudo certo, se não há surpresas e se todos os equipamentos estão em ordem. Também não precisa se preocupar com a logística para o abastecimento da embarcação, tarefa bastante chata e que demanda tempo, além de oferecer muitos riscos quando feita de forma errada.

Durante o passeio os clientes podem ter a certeza que estão em segurança e que há alguém a zelar para que tudo ocorra da melhor forma possível. Os clientes podem beber tranquilamente sem ter a preocupação de que estão cometendo um crime. Por fim, ao terminar o passeio é só juntar suas coisas e pegar um Uber! O cliente não precisa se preocupar com a atracação da embarcação, a sua limpeza, em desligar os equipamentos…

Por estas razões e por diversas outras que mencionarei em outros artigos, a locação de lanchas, barcos, escunas, catamarãs e jets no Lago Paranoá é a melhor opção de lazer para amigos e famílias que buscam se divertir com sofisticação e comodidade no Lago Paranoá!

A contratação de uma empresa de locação de lanchas e barcos possibilita ao cliente focar exclusivamente no que é essencial; convidar os amigos e colocar  a cerveja para gelar. O contratante não precisa chegar com horas de antecedência para conferir se está tudo certo, se não há surpresas e se todos os equipamentos estão em ordem. Também não precisa se preocupar com a logística para o abastecimento da embarcação, tarefa bastante chata e que demanda tempo, além de oferecer muitos riscos quando feita de forma errada.

Durante o passeio os clientes podem ter a certeza que estão em segurança e que há alguém a zelar para que tudo ocorra da melhor forma possível. Os clientes podem beber tranquilamente sem ter a preocupação de que estão cometendo um crime. Por fim, ao terminar o passeio é só juntar suas coisas e pegar um uber! O cliente não precisa se preocupar com a atracação da embarcação, a sua limpeza, em desligar os equipamentos…

Por estas razões e por diversas outras que mencionarei em outros artigos, a locação de lanchas, barcos, escunas, catamarãs e jets no Lago Paranoá é a melhor opção de lazer para amigos e famílias que buscam se divertir com sofisticação e comodidade no Lago Paranoá!