Alguém já deve ter notado que o número de pessoas que oferecem lanchas para aluguel no Lago Paranoá aumentou exponencialmente nos últimos anos. Todavia, este aumento não corresponde a criação de empresas ou pessoas sérias dispostas a realizarem um trabalho honesto.
Em razão do alto custo de se manter uma embarcação parada e da crise econômica advinda sobretudo em razão da Pandemia, muitas pessoas optaram por alugar suas embarcações para passeios. Outro grupo, se aproveitando das facilidades dos meios digitais, como sites e Instagram, passaram a oferecer lanchas de terceiros.
Todavia, o que vem ocorrendo é que estas “empresas fantasmas”, apesar de possuírem sites sofisticados ou bonitas páginas, com milhares de falsos seguidores, não possuem a responsabilidade jurídica e moral para garantir um passeio.
Justamente por ser fácil colocar uma página de aluguel de lanchas no ar, fácil também é desativa-la e criar outra se algo der errado. Uma empresa, quando é legalmente constituída com CNPJ precisa de endereço fiscal, contador, capital integralizado, funcionários… Não é interessante para uma empresa arriscar sua reputação e seus ativos em empreitadas não planejadas e organizadas.
Uma empresa séria, ao oferecer suas embarcações no mercado, detém o controle de todos os processos organizacionais que envolvem sua atividade. Estes processos, por sua vez, são altamente complexos e muito caros. Manter uma embarcação com a mecânica e elétrica em dia, limpa e abastecida, com uma equipe de vendedores treinados e marinheiros aquaviários profissionais é muito desgastante e custosa.
As “empresas fantasmas”, ao tercerizarem estas atividades, perdem o controle das operações acima citadas. Um só erro, como um conflito de agenda, pode levar ao desastre. Por esta terceirização de vendas, a “empresa fantasma” leva uma comissão em cima do valor pedido pelo dono da embarcação, além de sobrepor em certa monta ao valor de mercado para que tenha margem para negociar os aluguéis.
Muitos clientes, por se decidirem sobre o passeio de lancha no Lago Paranoá na última hora, não encontram agenda disponível em empresas sérias, que já trabalham com reservas antecipadas de passeios e acabam contactando com estas pessoas que sempre “descolam” uma embarcação de última hora, chamando um marinheiro na última hora e saindo para abastecer com um pouquinho de combustível só para aquele passeio. Ou seja, negligenciam a qualidade dos serviços e a segurança da embarcação para atender o cliente atrasado que irá pagar bem mais pelo programa e receber bem menos do que receberia se tivesse contratado com uma empresa séria.
Desta forma, antes de fechar com alguma “empresa fantasma” para tentar economizar alguns trocados ou ser atendido às pressas, sugiro que o interessado procure conhecer se a empresa possui um CNPJ, qual o perfil da pessoa que está oferecendo a embarcação, há quanto tempo presta serviços de locação de embarcações para passeios turísticos, românticos ou eventos no Lago Paranoá e se esta empresa possui uma boa reputação atestada em sites de confiança.